INTRANET
WEBMAIL
WEBMAIL DEP

Exemplo da melhor eficiência de varrido devido à injeção de polímeros.
Exemplo da melhor eficiência de varrido devido à injeção de polímeros

A injeção de polímeros é um método químico de recuperação avançada de petróleo (EOR – Enhanced Oil Recovery), cujo objetivo principal é a redução da razão de mobilidades água-óleo, resultando em uma melhor eficiência de varrido do reservatório e consequentemente podendo aumentar a recuperação de petróleo do campo. Esta redução na razão de mobilidades é obtida principalmente pelo aumento da viscosidade da água de injeção ao adicionar polímeros e pela diminuição da permeabilidade relativa à água.
Contudo, projetos de injeção de polímeros são bastante complexos por existirem fenômenos físicos que não são observados na tradicional injeção de água, tais como: comportamento não-newtoniano da solução polimérica, retenção do polímero no meio poroso, degradação, etc.
Dessa forma, existe um elevado número de incertezas no que se refere a projetos de injeção de polímeros. Neste contexto, a linha de pesquisa de injeção de polímeros no UNISIM busca aplicar metodologias de análise de risco e análise de decisão a este tipo de método de recuperação, quantificando potenciais riscos e benefícios, bem como verificando a influência dos fenômenos físicos no processo.