INTRANET
WEBMAIL
WEBMAIL DEP

Alunos Interessados em Mestrado/Doutorado

Informações detalhadas sobre o curso de pós-graduação em Ciências e Engenharia de Petróleo (CEP) estão disponíveis em www.cep.dep.fem.unicamp.br.

Aos interessados em realizar Mestrado ou Doutorado sob orientação do Prof. Denis Schiozer deverão selecionar a área de pesquisa de interesse. Um histórico detalhado sobre cada linha de pesquisa do UNISIM, materiais de leitura como teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos publicados indicados para cada área de pesquisa encontra-se disponível em linhas de pesquisa. Acesse as LINHAS DE PESQUISA do UNISIM.

Os candidatos a Mestrado ou Doutorado no UNISIM depois da escolha da área de pesquisa deverão enviar as seguintes informações:

  • Currículo atualizado
  • Histórico Escolar Completo (Incluindo reprovações e Coeficiente de Rendimento)
  • Formulário Técnico (Download)
  • Texto sobre Plano de Pesquisa Simplificado (Download)
  • Carta de Recomendação atual
  • Dissertação de mestrado*
  • Artigos publicados*

*Para alunos interessados em Doutorado

Os alunos que não têm conhecimento nenhum na área de petróleo, ler rapidamente o livro Thomas et al (2001) para entender um pouco da área de engenharia de petróleo e Rosa et al.(2005) para entender um pouco sobre engenharia de reservatórios.

O ingresso na pós-graduação pode ocorrer no meio do ano letivo, mas o ideal é ingressar no início do ano letivo devido à sequência de oferecimento das disciplinas. Para o ingresso, é preciso preparar um plano de trabalho . Faça download do modelo de PLANO DE TRABALHO .

A inscrição para alunos estrangeiros é um pouco mais complexa. O candidato deve procurar a secretaria de pós-graduação para obter mais informações.

Prazo de inscrição no processo seletivo do UNISIM para o 2º semestre de 2018: 31 de março de 2018

 

Bolsas de Estudo

Os alunos interessados em Mestrado ou Doutorado do UNISIM poderão se candidatar a bolsas de estudos do curso de pós-graduação em Ciências e Engenharia de Petróleo (CEP). Verificar com o CEP as condições para estas bolsas (CAPES, CNPq, ANP, PRH entre outras). Caso as bolsas do programa sejam insuficientes, os alunos poderão solicitar bolsas de outras fontes de fomento, como FAPESP e CNPq. Os links abaixo apontam os valores de para cada modalidade, em cada fonte.

http://cnpq.br/no-pais/

http://www.fapesp.br/3162

As solicitações devem ser feitas logo no início do período letivo, impreterivelmente, pois há um tempo para análise da proposta que pode levar alguns meses. Durante este período de espera, é possível oferecer uma bolsa equivalente via projeto de pesquisa (condicionada a projetos de pesquisa da área de cada aluno).

Importante saber que estas condições aplicam-se somente à alunos regulares.


Referências Gerais sobre Petróleo, Engenharia de Reservatórios e Simulação de Reservatórios

  • Hydrocarbon Exploration and Production, Frank Jahn, Mark Cook e Mark Graham, Elsevier, 1998
  • Fundamentos da Engenharia de Petróleo, José Eduardo Thomas, Editora Interciência, 2001.
  • Rosa, Carvalho e Xavier; Engenharia de Reservatórios, 2005.
  • Franchi, J.R.: Principles of Applied Reservoir Simulation, Gulf Professional Publishing, second edition, 2001.
  • Ertekin, T., et al: Basic Applied Reservoir Simulation, SPE textbook Series Vol. 7, 2001.
  • Mike Carlson: Practical Reservoir Simulation, PennWell.
  • James R. Gilman and Chet Ozgen Reservoir Simulation: History Matching and Forecasting, 2013, Society of Petroleum Engineers

*Orientações para candidatos a alunos regulares. Para informações sobre ingresso como aluno especial, acesse: br/alunos/alunos-especiais


IMPORTANTE: Esta é uma seleção inicial realizada pelo UNISIM. Após aprovação do grupo e inscrição no programa de pós-graduação, a solicitação do aluno passará por uma comissão de professores e somente depois de aprovado, poderá fazer sua matrícula.


Guia geral para estudantes estrangeiros [Clique aqui]